Dois projetos que a escola da Marinheira tem vindo a implementar nos últimos anos chamam-se Pais Contadores de Histórias e Alunos Contadores de Histórias. Embora sejam atividades que não estão previstas no nosso projeto Candle Wisdom, achamos que respondem perfeitamente aos seus objetivos de promoção de competências de leitura e escrita e de envolver a comunidade educativa no quotidiano da escola. Neste sentido, achamos pertinente a sua divulgação.

Os Pais Contadores de Histórias consiste em, trimestralmente, convidar um encarregado de educação de cada turma, para contar uma história. Algumas das obras são propostas pelos encarregados de educação, enquanto outras partem do professor titular de turma. Os alunos apreciam bastante a dinamização da atividade por alguém próximo a si e gostam de ver os seus parentes envolvidos na sua vida escolar.

Além desta atividade, promovemos outra apelidada de Alunos Contadores de Histórias em que os alunos do 3º e 4º anos de escolaridade contam histórias aos alunos do 1º e 2º anos de escolaridade e Pré-Escolar, visando o incentivo à leitura.

Ambas as atividades são do agrado dos alunos e têm como objetivo promover o gosto pela leitura, sensibilizar os alunos para a leitura lúdica e promover o trabalho colaborativo entre docentes, alunos e famílias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *