A Visita ao Pai Natal, segundo encontro do projeto Candle Wisdom, realizou-se na Finlândia, de 21 a 25 de janeiro. A nossa escola foi representada pelas docentes Delina Fernandes e Lúcia Fragoeiro.

Começou-se por realizar uma visita à escola primária de Vikkala na cidade de Nakkila. Aqui, estiveram presentes todos os representantes dos países parceiros, assim como toda a equipa pedagógica da escola e alunos. Realizou-se uma visita guiada por toda a escola e cada parceiro fez a apresentação do seu país e escola. No período da tarde, foram visitados alguns pontos turísticos em Pori (igreja de Nakkila, Câmara Municipal e Centro Comercial de Puuvilla).

No segundo dia, os parceiros visitaram outra escola em Nakkila – a escola de Kirkonseutu que acolhe alunos dos 3 aos 13/14 anos. Também aqui observou-se o seu modo de funcionamento através de uma visita guiada. No período da tarde, visitou-se uma fábrica de produtos químicos e um centro desportivo. Ao início da noite, todos os parceiros disfrutaram de uma experiência única na floresta finlandesa, degustando salsichas grelhadas e panquecas recheadas com doce. Tudo isto passou-se no interior de uma cabana com braseiro ativo e ainda com acompanhamento de chocolate quente.

Até ao momento, foram dois dias maravilhosos e repletos de experiências inesquecíveis em que os parceiros se iam familiarizando com as rotinas praticadas em cada escola. Houve muitas trocas de experiências, saberes e estratégias de ação.

No terceiro dia, foi realizada uma pequena excursão pela cidade de Pori e visitou-se a Tactic Games Oy, uma empresa de brinquedos, jogos e livros. O objetivo é produzir conteúdos que permitam reunir e entreter as famílias e amigos em agradáveis momentos lúdicos. No período da tarde, visitou-se o museu Satakunta que reúne diferentes espaços de exposição, desde tempos antigos até aos nossos dias.

No quarto dia, professores e alunos participaram em workshops relacionados com a leitura e escrita na escola de Vikkala. Este envolvimento entre todos foi bastante positivo e resultou numa experiência bastante lúdica, criativa e diversificada. Durante a tarde, visitou-se o hotel histórico Villilä que funciona igualmente como estúdio cinematográfico.

No último dia, os alunos cantaram uma canção de despedida e os parceiros foram presenteados com algumas ofertas. O diretor da escola primária de Vikkala ofereceu, entre outras coisas, uma caneca tradicional de madeira utilizada pelos lenhadores, chamada de kuksa.

Segundo as docentes representantes da nossa escola, participar neste encontro foi, sem dúvida, uma experiência muito enriquecedora, profissional e pessoalmente. O contacto com outras realidades pedagógicas e o intercâmbio de conhecimentos partilhados entre os diversos parceiros, proporcionou momentos muito gratificantes e agradáveis. Todos esses momentos servirão, certamente, como fonte de inspiração para um futuro mais inovador e humano.

Clique na imagem abaixo para ver mais fotos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *